segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA - GRUPO 1 (Curso MGME)



Este plano de aula é o resultado da produção colaborativa entre os integrantes do grupo 1 - do curso MGME – com o objetivo da prática pedagógica compartilhada, através da socialização do saber na construção do coletivo pedagógico escolar, visando à melhoria da qualidade do ensino de Matemática.


PLANO DE AULA – GRUPO 1

Disciplina: MATEMÁTICA   Série: 9º ano                   Nº de aulas previstas: 12

Tema Geral: Estudo dos sólidos geométricos


CONTEÚDO
·        Operações com números reais;
·        Planificação do paralelepípedo;
·        Cálculo de área e volume.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Reconhecer o paralelepípedo através de sua planificação;
·  Resolver problemas que envolvam cálculos de áreas e volumes do paralelepípedo.

OBJETIVOS
  • Capacidade de resolver situações-problema em diferentes contextos.







ESTRATÉGIAS
  • Aula expositiva.
  • Uso de malhas quadriculadas.
  • Vídeoaula para explicar o que são sólidos geométricos.
  • Pesquisa na internet sobre os sólidos de Platão (narrativa).
  • Planificação de uma embalagem do nosso cotidiano;
http://escolovar.org/mat_geometri_solidos.htm (Os sólidos geométricos – Apresentação PPT2).
  • Vídeoaula explicando o cálculo do volume do paralelepípedo.
  •  Realização de atividades em grupos.
MATERIAL NECESSÁRIO
(além do Caderno do Professor e Caderno do Aluno)
·        Livro didático;
·        Embalagens;
·        Giz e lousa.
·        Computador



ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
·        Internet/pesquisa – narrativa.
·        Explanação da aula através do Data Show e/ou vídeoaula referente ao assunto (sólidos geométricos).
http://escolovar.org/mat_geometri_solidos.htm   (Os sólidos geométricos – Apresentação PPT2).
·        Vídeoaula sobre cálculo do volume do paralelepípedo.


AVALIAÇÃO
  • A avaliação será contínua contemplando todas as fases do ensino-aprendizagem do tema, através da observação, realização das atividades do caderno do aluno e avaliativas (individual e em grupos). 

RECUPERAÇÃO
·      O processo de recuperação será contínuo e diagnóstico, buscando aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem, com o objetivo de recuperar os educandos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário