quinta-feira, 6 de junho de 2013

JOGO DA VELHA

Desenvolvi um projeto com meus alunos do 7º Ano, Vou compartilhar com vocês, foi maravilhoso.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
    
    - Valorizar a Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância em nossa cultura.  
      - Apreciar o caráter de jogo intelectual da Matemática, reconhecendo-o como estímulo à resolução de problemas.   
    - Reconhecer sua própria capacidade de raciocínio matemático, desenvolver o interesse e o respeito pelos conhecimentos desenvolvidos pelos companheiros.  
      - Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos.
    - Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.   
-     - Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.  
      - Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.  
      - Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
    -  Compreender o gênero textual regra de jogo, sua forma composicional, função, linguagem e contexto discursivo.

Duração das atividades
  •  04 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      - Dominar o processo da leitura.
      - Conhecimentos básicos da escrita

Estratégias e recursos da aula

      - Leitura de texto;
      - Discussão;
      - Trabalho em grupos.

1ª ATIVIDADE:  

1) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.  
   A História do Jogo da Velha

O jogo da velha é um jogo e passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.
Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. As mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.
        


2) Após a leitura, o professor propõe a discussão a partir das questões:  
a) Qual o tema desse texto?
b) Qual a origem e o  significado do nome “ JOGO DA VELHA”?
c) Na História Antiga como surgiu este jogo?
d) Qual era sua finalidade?


3) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura .  
Jogo da Velha

Objetivo:
Conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal e,  ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de vencer na próxima jogada.

Preparação:

O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.
Como Jogar:

O jogo da velha é jogado em turnos alternados entre dois jogadores:
O jogo passa-se num tabuleiro de 3x3 posições nas quais os jogadores fazem suas marcas em uma das posições durante as rodadas. O jogador que inicia a partida utiliza o símbolo “X”, enquanto que o segundo jogador utiliza o símbolo “O”.
Cada jogador é livre para colocar uma marca em qualquer posição no seu turno, desde que a posição esteja vazia (sem marcas). Ao colocar uma marca no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, aonde o processo é repetido até que um dos jogadores vença, ou até o tabuleiro ser completamente preenchido, situação na qual ocorre empate.   
Final da Partida: 
  
A vitória ocorre quando um jogador consegue colocar três símbolos em sequência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro. O objetivo dos jogadores, então, é colocar três marcas numa das configurações válidas, enquanto evitam que o seu oponente consiga fazer as três marcas antes dele.



4) O professor propõe uma discussão  a partir das questões:
a) Que informações importantes esse texto traz ao leitor?
b) Que outras informações estão nesse texto? Por que elas foram colocadas nele?
c) Que texto é esse?
d) Como as informações são organizadas nele?
e) Quem é o provável leitor desse texto?
f) Para que as informações foram colocadas no texto?
g) Onde encontramos outros textos iguais a esse?   

5)  Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, reescrevam o texto lido anteriormente colocando as principais orientações para se jogar o Jogo da Velha. Para isso, deverão contemplar os itens:   
      - Objetivo:   
      - Preparação:  
      - Como jogar:   
      - Final de Partida:  

2ª ATIVIDADE:   
  
1) O professor organiza a turma em duplas e leva os alunos para o laboratório de informática onde  irão acessar online o jogo da velha abaixo:   
 1º grupo:

 2º Grupo:

3º Grupo:
Levei os alunos no Acessa Escola

2) Antes  de  acessarem, o professor entrega as questões abaixo para que sejam respondidas logo após.  
a) Qual a opinião sobre os jogos online?
b) O que representa este jogo no seu aprendizado?
c) Quais as características principais deste jogo?
d) Como se deve encarar, em um jogo, as situações de vitória, empate e derrota?     
3) O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.  


3ª ATIVIDADE:   

1) O professor organiza a turma em duplas e entrega as orientações abaixo:  
 A dupla deverá:  
a) Confeccionar o tabuleiro para o jogo da velha;
b) Recordar as regras para jogá-lo.
c) Jogar e registrar os resultados.   
OBS: O professor permite que as duplas joguem quantas vezes julgar necessário.   

2) O professor propõe que a dupla apresente o resultado final e que cada vencedor explique as estratégias usadas para se chegar à vitória.   
OBS: Nesse momento o professor faz os comentários necessários.

Recursos Complementares

     NÃO HÁ INDICAÇÃO

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões apresentadas pelo educador, as  situações problemas, as partidas do jogo, as leituras realizadas, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.


4ª ATIVIDADE:   Do papel para a quadra: o jogo da velha humano

Jogo por equipe em quadra.
O professor organiza a turma em dois grupos e entrega as orientações abaixo:  
O grupo deverá:  
a) Confeccionar as peças do jogo da velha;
Material: Folha de E.V.A
b) Precisaremos de 9 bamboles, Como mostra a imagem abaixo.
Utilizei mais 4 bamboles, dois para colocar as peças do jogo, e dois para iniciar o jogo e dois cone.


Modo de jogar:
Na quadra, ou em um espaço que o professor ache adequado, dividir a sala em dois grupos,as equipes serão diferenciadas pelos símbolos X ou O .Os bamboles serão dispostos como se representassem os quadrados onde são preenchidos os símbolos do jogo da velha.
No momento em que o(a) professor(a) apitar, o primeiro componente de cada fila correrá até o cone, dará uma volta ao seu redor, correrá até o próximo bambolê que estará os símbols dentro, pegará e colocará no tabuleiro criado, voltara para fila tocando na mão do colega que esta na frente da fila, o próximo colega da fila fará o mesmo percurso e assim até completar o jogo. Marcará ponto a equipe que conseguir fechar o jogo da velha. Estabeleça junto com os(as) alunos(as) qual será a pontuação final para o fim do jogo.   Atividade 4: Do papel para a quadra: o jogo da velha humano.








5ª ATIVIDADE: Bom depois de toda história e dinâmicas para terminar o projeto jogamos o jogo da velha matemático.

Jogo da Velha Matemático
Este jogo foi desenvolvido com os alunos do 7º Anos.
Escola: E.E. Professora Mércia Maria Cazarini

Jogo da Velha Matemático - As regras são as mesmas do Jogo da Velha, porém com algumas exceções:

1) O grupo escolhe um número de 1 a 9 (casas do jogo) e se vai ser X ou O.

2) A professora dita uma operação matemática e fala o tempo que eles tem para resolver. Ex: 3467+5839 em 20 segundos.

3) No final do tempo se o grupo acertar a resposta marca o seu símbolo. Se errar ou não conseguir resolver é marcado o símbolo do grupo adversário na casa escolhida por ele.

 
                 

 Dividi a sala em duas equipes, sentados em duplas, para cada dupla escolher um número no painel do jogo da velha. E todos ajudavam na hora de responder as questões.

Usei o E.V.A para fazer o tabuleiro e as peças, utilizei a fita dupla face para grudar as peças no tabuleiro.
Sobre a mesa estão os cartões de 1 a 9, com diversas perguntas.

Os alunos se divertiram e me surpreenderam.







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